Baterias estacionárias

Esse tipo de bateria foi projetado com o objetivo de oferecer uma quantidade constante de corrente por um longo período de tempo, além de poder ser descarregada completamente diversas vezes. As baterias estacionárias são projetadas para ciclos de descarga profundos.

Elas têm placas de chumbo mais espessas e suportam quantidades maiores de ciclos de carga e descarga, uma necessidade para atender à demanda por esse tipo de uso. Dessa maneira, as baterias estacionárias sofrem bastante descarga sem prejudicar a sua vida útil.

Para que serve a bateria estacionária?

A bateria estacionária é indicada para os sistemas de telecomunicações, energia eólica e fotovoltaicas, iluminação pública e privada, trânsito, nobreaks, monitoramento remoto, segurança e alarmes, caixas eletrônicos, centrais telefônicas, etc. Elas têm um ciclo de vida maior que as automotivas e por isso atendem bem às suas funcionalidades. Além disso, as estacionárias proporcionam segurança de fornecimento e acúmulo de energia necessária para quando é solicitada.

Qual é o modo de funcionamento?

Se você deseja saber o que é bateria estacionária, é importante ficar por dentro de como ela funciona. Essa bateria possui um filtro que impede a emissão de vapor da solução ácida, deixando passar apenas o hidrogênio que não é nocivo a saúde. Portanto, pode ficar no mesmo ambiente de trabalho com pessoas, apesar de ser recomendável o mínimo de ventilação.

Os eletrodos dessas baterias são mais espessos que os das automotivas e são feitos de chumbo, com uma liga que chega a 95% ou mais de pureza. Essas baterias também sofrem até 80% de descarga sem prejudicar a sua vida útil e suportam uma quantidade maior de ciclos de carga e descarga.

Além disso, as baterias estacionárias precisam de 25ºC como temperatura padrão de funcionamento e por isso, é importante que elas estejam em ambientes com ar condicionado e esse ar deve estar ligado a no-breaks. Mas, cuidado! Observe o dimensionamento de carga para tal.

Já a vida útil das baterias estacionárias pode cair pela metade para cada 10º acima da temperatura padrão, e dobra para cada 10º abaixo.